ACUPUNTURA

Em 1979, a Organização Mundial de Saúde (OMS) editou uma lista com 41 doenças que apresentaram excelentes resultados com o tratamento de acupuntura, algumas delas são:

 

Físico: Distensão muscular, dor cervical, pescoço rígido, espondilose cervical,  dor aguda na coluna, dor lombar, ciática, inflamação no tórax e costelas, dor no joelho,  periartrite no ombro, fibromialgia, fascite na planta do pé, osteoartrite, artrite reumatoide, gota / artrite

Pele:Acne, Eczema, Micose, psoriasis vulgar e eritroderma e pustular

Vias Respiratórias:gripe comum, dor de garganta, amidalite, rinite alérgica, bronquite aguda, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica

Coração:Hipertensão, Hipotensão.

Fígado e Vesícula:cólica biliar, cálculo na vesícula biliar, hepatite B (vírus portador)

Estomago e Intestino:dor abdominal, cólica estomacal e intestinal, soluços, náuseas e vômitos, diarreia, constipação, hiperacidez no estomago, gastrite crônica, úlcera, hemorroidas

Rins:cólica renal, calculo renal, retenção urinária traumática, incontinência, infecção urinária recorrente

Sistema circulatório:síndrome de raynaud (mãos e pés frios), flebite, excesso de gordura no sangue

Sistema Nervoso:Enxaqueca, Tontura, Neuralgia, AVC, paralisia facial, dor de cabeça, disfunção da ATM

Endócrino:Obesidade e Diabetes

Órgãos dos Sentidos:secura nos olhos, daltonismo, zumbido nos ouvidos, sangramento nasal, sinusite e obstrução nasal, excesso/ falta de salivação, inflamação na gengiva

Psíquicas e Psicossomáticas:depressão, ansiedade, insônia, síndrome do stress, esquizofrenia, retardo mental, bruxismo

Masculinas:impotência sexual (não orgânica), ejaculação precoce, inflamação na próstata

Femininas:TPM, Dor Menstrual, Cistite, obstrução da trompa, policisto no ovário, infertilidade, Menopaussa, Lactação

Infantil:Coqueluche, Convulsão, obesidade infantil

Dependência Quimica:Alcool, tabaco, cocaína, desintoxicação

A sessão
É necessário uma avaliação física antes do inicio das sessões, a partir deste norte que será realizadas as sessões. Lembrando que é necessário focar em alguns itens/incômodos primeiro.

A melhora é muito particular, porem alguns estudos sugerem que a partir da quinta aplicação, 50% dos pacientes teriam melhora de 50% da dor.

Cerca de 80% dos pacientes respondem bem à acupuntura, enquanto os outros 20% reagem mais lentamente.

Acupuntura no Emagrecimento:
A Acupuntura vai trabalhar vários pontos estratégicos para ajudar o obeso a quebrar o ciclo de aumento de peso, atuando nos pontos de:

Apetite - Há pontos de acupuntura em que se faz a regulagem do apetite, que nada mais é que a vontade de comer além daquilo que seu corpo realmente necessita.

Eliminação - Outra coisa muito comum em pessoas com excesso de peso é a constipação (prisão de ventre constante). A acupuntura reeduca o sistema intestinal.

Compulsão alimentar - O comedor compulsivo não só tem prazer em comer excessivamente, como também se sente culpado ao término de sua gulodice. O "viciado em comer" deve ser tratado.

Qualidade do sono - A pessoa que dorme mal, vive mal. O sono de baixa qualidade é um dos fatores agravantes do estresse e da ansiedade no mundo moderno. Um dos pontos principais do tratamento com acupuntura é resgatar a qualidade do sono do paciente bem como a sua capacidade de relaxar mesmo em situações adversas.

Auto-estima - Fortalecer o "eu interior", torna-se elemento indispensável à um bom caminho de volta na trajetória do emagrecimento.Ansiedade - Todo obeso quer perder em dias o que ganhou em anos. E se não for dessa maneira, ele acha que não vai funcionar e que também não vale a pena.

O obeso vive ansioso, dorme mal por ter a mente agitada e come excessivamente como se a comida fosse acabar a qualquer momento. A acupuntura age nos centros reguladores da ansiedade como um calmante. Com o tratamento da acupuntura, o paciente se mantém em níveis de ansiedade sob controle e permite que, dessa forma, possa controlar sua alimentação de forma saudável e até mesmo seguir com algum rigor a sua dieta (coisa que ele nunca conseguiu fazer justamente devido aos altos níveis de ansiedade). 

Neste momento recomendamos também o auxilio de nossa nutricionista.

Curiosidades 
Após vinte e cinco anos de pesquisas em renomadas instituições do mundo, a OMS (Organização Mundial da Saude) publicou o documento Acupuncture: Review and analysis of reports on controlled clinical trials, no qual expõe os resultados destas pesquisas. Neste documento foi analisada a eficácia da acupuntura. E todas as áreas citadas acima estão neste pesquisa, mostrando a % de eficácia para cada caso.


As agulhas de acupuntura não contêm medicamentos. A ação terapêutica deve-se ao estímulo de agulhas em determinados pontos, fazendo com que o próprio organismo libere várias substâncias neurotransmissoras, que exercem ações analgésica, relaxante e antiinflamatória, entre outras, aliviando a dor e gerando sensação de bem-estar.


As agulhas de acupuntura não contêm medicamentos. A ação terapêutica deve-se ao estímulo de agulhas em determinados pontos, fazendo com que o próprio organismo libere várias substâncias neurotransmissoras, que exercem ações analgésica, relaxante e antiinflamatória, entre outras, aliviando a dor e gerando sensação de bem-estar.


As agulhas de acupuntura não contêm medicamentos. A ação terapêutica deve-se ao estímulo de agulhas em determinados pontos, fazendo com que o próprio organismo libere várias substâncias neurotransmissoras, que exercem ações analgésica, relaxante e antiinflamatória, entre outras, aliviando a dor e gerando sensação de bem-estar.

Auriculoterapia 
É uma forma de medicina alternativa ou complementar, baseada na ideia de que a orelha é um microssistema que representa o corpo inteiro.

 Todas as aplicações são feitas no pavilhão auricular - Parte externa da orelha. Através da Auriculoterapia podemos avaliar e tratar desequilíbrios que podem causar as mais variadas disfunções ou doenças, muitas vezes antes mesmo destas surgirem.

As orelhas possuem pontos ou áreas de reflexo que correspondem a todos os órgãos e funções do corpo, e quando estes são estimulados por sementes fixas por um pequeno esparadrapo, o cérebro recebe um impulso que desencadeia uma série de fenômenos físicos, relacionados com a área do corpo, produzindo a cura.

Temos então uma modalidade terapêutica totalmente natural e com resultados bastante rápidos, possibilitando em alguns casos, a diminuição significativa da necessidade de terapias medicamentosas.

 

Consulte nossos profissionais para melhores esclarecimentos e tratamento adequado para seu problema.Agende a sua sessão.

Trate bem o seu corpo!