A importância do Power House (centro de força)

Segundo Joseph Pilates, o Power House é a parte mais importante do corpo humano sendo o local de origem dos nossos movimentos na execução dos exercícios e fundamental para que se aproveite 100% dos benefícios que o Método pode oferecer.


Quando falamos de método Pilates, é preciso que ensinemos logo nas aulas iniciais aos praticantes a importância de ativar o chamado “Power House”.


O que é Power House?

Centro de Força Core, esses são alguns dos nomes utilizados para descrever um dos seis princípios do Pilates. Junto à respiração eles são os princípios mais presentes nas sessões e considerados a essência do Pilates. É do Power House que se origina a energia para os movimentos. Os músculos que o formam sustentam a coluna, os órgãos internos e a postura. Esses músculos devem manter-se em contração isométrica durante os exercícios de Pilates. Aqui estão alguns dos músculos que o compõe: reto abdominal, oblíquos externos e internos, transverso abdominal, eretores da coluna, transverso espinhais, quadrado lombar, glúteo máximo, isquiotibiais, iliopsoas, reto femoral, tensor da fáscia lata, perineais transversos profundos.


Falando da respiração e ativação do Power House:

Para Joseph, era necessário coordenar condução do movimento, centro de força e a mecânica respiratória. Na respiração com a descida do Externo, acontece o fechamento automático das costelas o que é importante para acionar o Centro de Força. Quando o praticante realiza a expiração, o Externo abaixa as costelas. Desse modo, é possível ativá-lo de forma correta, completa e eficaz, diminuindo assim episódios de dores na coluna, incontinência urinária, além de melhorar a postura.


Quando não ocorre a ativação do Power House o praticante não estará aproveitando o máximo que o Método pode proporcionar.


Beneficio da ativação do Power House:

Cintura e um abdome mais definidos;

Redução de dores lombares e lesões;

Melhora o funcionamento dos órgãos internos;

Melhora do equilíbrio;

Melhora da postura;

Melhora da estabilização corporal, tanto nas atividades do dia a dia quanto na prática de exercícios físicos;

Melhora na realização dos movimentos;

Protege a coluna.




Posts Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon