Entre em contato para mais informações

    Seg - Sex: 07:00 - 21:00

Sábados: 8:00 - 13:00

Tel: 11 2356-5900       11 97384-0124

Rua Atlântica, 343 - Jd. do Mar

São Bernardo do Campo - SP

Dieta da Proteina

February 17, 2017

 

Ingerir proteína é essencial na dieta, mas excesso causa riscos à saúde

*Restringir a dieta sobrecarrega os rins, causa fraqueza e faz mal ao coração. Médicos alertam para a importância de manter o equilíbrio na alimentação

*Ingerir proteína é fundamental para manter o corpo funcionando, mas é preciso muito cuidado com o excesso. Algumas pessoas recorrem a dietas restritivas em proteína para perder peso, ganhar massa magra ou melhorar o desempenho da musculação, mas esse excesso pode sobrecarregar o rim, entupir artérias e até mesmo prejudicar o coração, como alertou o endocrinologista Alfredo Halpern no Bem Estar da Globo desta quarta-feira.

 

De acordo com o médico, uma alimentação rica em proteína realmente ajuda a emagrecer em um curto prazo de tempo, principalmente porque faz a pessoa perder muita água. Mas em longo prazo, traz resultados ruins porque a falta de outros elementos, como o carboidrato, pode provocar também falta de energia, fraqueza, constipação, mau hálito e diversos outros problemas para a saúde. Além disso, ao voltar a consumir esses outros alimentos, ela pode logo ganhar todo o peso que perdeu, o que mostra que não vale a pena.Isso acontece também com os outros elementos.

Por exemplo, uma dieta rica em carboidrato pode aumentar os radicais livres no organismo e, no caso da gordura, a ingestão excessiva pode causar placas na artéria. Por isso, os médicos recomendam sempre que, para manter uma dieta segura e saudável, estejam presentes no prato todos os grupos alimentares, mas sempre em moderação.

No caso de quem pratica esporte ou musculação, o consumo maior de proteína realmente se faz necessário porque o organismo as utiliza para construir e reparar o tecido muscular, favorecendo o ganho de massa magra. O programa mostrou a história do adolescente Jackson, de 16 anos, que mora em São José dos Campos e recorreu ao consumo de proteína na dieta para ganhar massa magra. Porém, o jovem se consultou com uma nutricionista antes de tomar qualquer atitude, como mostrou a reportagem. De acordo com a pediatra Ana Escobar, o excesso de proteína para quem quer ganhar massa magra, seja através da alimentação ou também da suplementação – muito comum nas academias -, também pode sobrecarregar os rins da mesma maneira. Fora isso, ingerir uma quantidade exagerada de proteína pode também ser uma medida inútil porque o organismo acaba não aproveitando e eliminando o excesso através da urina.

A médica comentou também sobre o consumo de proteína na infância – a criança deve consumir leite materno e só a partir do 1º ano de idade, o leite integral. Essa medida é importante para evitar danos aos rins que podem ser irreversíveis na vida adulta.

 De acordo com o nefrologista Décio Mion, a recomendação é que a pessoa consuma 1 grama de proteína por quilo que pesa. Por exemplo, quem tem 70 kg deve consumir 70 gramas de proteína diariamente.

Porém, existem casos atípicos como um churrasco ou um almoço em uma churrascaria que contribuem para os excessos. A repórter Daiana Garbin acompanhou a família Monari em uma reunião de domingo e, após duas horas de refeição, mostrou que a quantidade de proteína ingerida ultrapassou muito o limite diário recomendado - por exemplo, um membro da família chegou a comer 781 g só de proteína.

 

ONDE ESTÃO AS PROTEINAS? Carne; Ovos; Laticinios; Leguminosas; Cereais; Soja; Oleagenosas

 

QUANTIDADE IDEAL DE CONSUMO POR DIA? 1Kg Peso = 1g de Proteina Ex: uma pessoa que pesa 50Kg deve consumir 50g de proteína por dia

 

O QUE O EXCESSO DE PROTEINA CAUSA? Acumulo de gordura – Aumenta o colesterol e entope as veias; Faz mal ao coração; Faz o corpo perder muita água; Sobrecarrega o rim

 

DIETA RICA EM PROTEINA EMAGRECE? SIM. Sem carboidratos o corpo fica sem energia. O fígado tem, então, que trabalhar para transformar a proteína em energia para o cérebro. O corpo trabalha mais para compensar a falha dos outros elementos e a pessoa emagrece

 

ESSAS DIETAS FAZEM BEM PARA A SAÚDE? NÃO. A dieta saudável deve ter proteína, carboidratos e gorduras. O consumo de proteína é essencial para o bom funcionamento do corpo, mas é preciso cuidado com o excesso!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

January 29, 2018

August 30, 2017

May 22, 2017

February 22, 2017

February 21, 2017

February 21, 2017

February 21, 2017

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon