Pilates na Gestação

Pilates na Gestação

Mamãe Saúde! - O Pilates é um grande aliado para uma gestação tranquila e saudável

Graças a versatilidade do método, pessoas de diversas idades e preparos físicos podem praticar os exercícios do Pilates, entre elas, estão as gestantes. Inclusive, há treinos próprios que desenvolvem musculaturas importantes para as futuras mamães. Os melhores exercícios para as gestantes são aqueles focados no fortalecimento do assoalho pélvico e da musculatura abdominal. Os exercícios são adaptados conforme cada fase da gestação.


MUDANÇAS NO CORPO

Os meses de espera do bebe são envoltos em muitas alterações no corpo da mulher. Isso acontece para que o organismo esteja preparado para o dia do nascimento. Uma das mudanças se da nos músculos da região abdominal que relaxam e se estendem para acompanhar o crescimento do feto e, por isso, podem ficar enfraquecidos após o parto. Outra região afetada é o assoalho pélvico. Os músculos situados entre as pernas e a bacia sofrem pressão, conforme o bebe cresce, e tendem a se movimentar. Apesar de serem modificações naturais, elas podem gerar alguns transtornos para a saúde, caso a gestante não se preocupe em manter a boa forma. Se a musculatura abdominal fica enfraquecida, pode gerar dores nas costas, por exemplo. Já a perda de tônus dos músculos pélvicos pode levar algumas mulheres a terem problemas de incontinência urinaria (quando os músculos estão tonificados ajudam na recuperação e cicatrização).

Buscando evitar tais transtornos e manter o bem estar físico e mental, o Pilates ajuda na fortificação dessas regiões minimizando os sintomas e as dores comuns na gestação. Vários exercícios aliviam a pressão na coluna e bacia e auxiliam na movimentação do bebe.


MENTE TRANQUILA

Uma das vantagens indiscutíveis é o controle da respiração. Como os movimentos do Pilates exige concentração e respiração lenta, a gestante acaba se tornando mais centrada e calma, reconhecendo todos os sinais do próprio corpo. Isso ajuda muito na hora do parto, além de autocontrole saber respirar da forma correta é fundamental para amenizar as dores, equilibrar a pressão arterial e relaxar a musculatura.


QUANDO?

Alguns médicos não recomendam gravidas sedentárias a praticar a atividade nos 3 primeiros meses de gestação. Se a futura mamãe já praticava antes de engravidar, consulte o obstetra para continuar durante todos os meses.

Não esqueça de avisar seu instrutor da gestação.


PÓS PARTO

Passado o nascimento, os exercícios não devem ser abandonados. O Pilates vai ajudar muito na recuperação do tônus muscular. Geralmente, a volta para partos cesariana é de seis semanas, consulte a alta com seu medico.


BENEFICIOS

* Aumenta a circulação, prevenindo caibras e inchaço nas pernas;

* Mantem a postura, o que alivia os quadros de dor;

* Fortalece braços e pernas, gerando mais vitalidade à gestante e futura mãe.

* Proporciona qualidade de vida nesta fase tão bonita da vida!



Posts Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon